MÁQUINA DO DIA | Hyundai – Santa Fé

A Hyundai se estabilizou no mercado brasileiro definitivamente, se destacando em meio a vasta e competente concorrência. A empresa  apresenta seu mais novo lançamento, o Hyundai Santa Fé 2013, que reúne força, tecnologia, segurança e luxo. O novo modelo apresenta um design robusto, com linhas definidas e expressivas, que compõe um visual sofisticado e ao mesmo tempo moderno, sem excessos.

O novo Santa Fé 2013 é equipado com um motor Lambda II 3.3 MPI, DOHC, D-CVVT, VIS (270cv), marcha com seis velocidade e transmissão automática. Quanto aos seus itens de série, o novo modelo conta com airbags frontais, de cortina, laterais e joelhos do motorista, teto solar panorâmico, regulagem elétrica e aquecimento para bancos, sistemas de navegação, tração integral ativa inteligente e muito mais.

O novo Hyundai Santa Fé 2013 chega ao mercado brasileiro no início do segundo semestre do próximo ano, em três versões diferentes, GLS 2.4L 16v automática (R$ 98.900,00), GLS 3.5 V6 4×4 5L automática (R$ 106.990,00) e GLS 3.5 V6 4×4, 7 lugares (R$ 122.250,00).

Fonte: Aperta Enter

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Revisão antes da viagem

Preparamos uma lista de itens importantes a serem checados antes de cair na estrada, mesmo para quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica. Contudo, atente ao tempo: a revisão não deve ser feita na véspera, já que se houver necessidade de substituição de alguma peça, muias vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro. Confira:

Pneus

Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção. No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua imediatamente a unidade: é um indicativo de dano estrutural irreversível na carcaça, havendo sérios riscos de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.

Desgaste irregular na banda de rodagem é um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade. É pouco se comparado a um pneu novo, com 8mm em média. Eles são vitais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida aquaplanagem.

Cheque a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.

Rodas

Em rodas de ferro, procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, atente a quebras e trincas. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária.

Triângulo, macaco e chave de roda

Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada, por exemplo.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Muitas vezes são deixados de lado. O pior é que seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada.

Barulhos na suspensão

Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada. As condições de nosso pavimento podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.

Fluidos

Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano. Por isso, é importante checar o nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal em adiantá-lo.

Sistema elétrico

Confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente.

Sistema de limpeza dos vidros

Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros: a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Em carros sem ar-condicionado, não é má idéia levar um pano de algodão e um spray anti-embaçante. Na chuva farão grande diferença.

Outros itens

No caso de você não ter seguido as revisões por um motivo ou outro, confira também o estado destas peças, seja na concessionária ou em uma oficina especializada. São itens que podem estar funcionando aparentemente bem, mas que poderão apresentar falhas ao serem submetidos ao esforço maior do uso rodoviário: ??Sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos.

Fonte: Quatro Rodas

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MÁQUINA DO DIA | Mitsubishi – ASX

Ele chegou ao Brasil em 2010, vindo direto do Salão de Genebra, como primeiro 4×4 urbano da Mitsubishi vendido por aqui. Produzido no Japão, o ASX vem em duas versões, a de tração dianteira (4×2) e a versão com tração nas quatro rodas (4×4). Em comum, o mesmo motor 2.0 de 160 cavalos movido a gasolina. Os preços variam de R$ 82.990 a R$ 105.990.

Na versão 2013 pouca coisa mudou. O novo para-choque dianteiro deu uma renovada no visual. A enorme grade dianteira foi suavizada com uma barra central que a divide em duas. Nas linhas da traseira, as novas lanternas, mais sofisticadas, deixaram o ASX com menos cara de utilitário.

Fonte: Jornal do Comércio

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Inspeção antes de viajar evita sustos

Com a proximidade dos feriados de fim de ano, é importante fazer uma revisão no veículo antes de pegar a estrada para viajar. De acordo com o diretor do Sindirepa – sindicato que reúne reparadoras – Antônio de Oliveira, a inspeção deve começar por itens como limpadores de para-brisa, sistema de freios, parte elétrica e calibragem dos pneus. “Não se esqueça que esse serviço deve incluir o quinto pneu, o estepe”, ressalta.

“A calibragem deve ser feita antes de pegar a estrada”, diz o engenheiro de produto da Michelin América do Sul, Flávio Santana. “A quantidade de libras em cada pneu deve seguir a recomendação do manual do proprietário do veículo.”

O diretor técnico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) Marcus Vinícius Aguiar diz que o “coração” do veículo também pede cuidados especiais. “Verifique o nível de todos os fluidos do motor e se há vazamentos.”

Alguns cuidados também são necessários após voltar do período de viagem. “É ideal que o veículo passe por uma nova revisão, já que algum problema pode ter surgido pelo caminho”, aconselha Marcos do Amaral, da Oficina Brasil. Na rede é possível realizar uma inspeção gratuita.

O Programa Carro 100% também oferece revisão preventiva sem custo no Auto Shopping Cidade (Marginal Pinheiros, 16.741), de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

PARA-BRISA E AR – Especialistas também recomendam ficar de olho se não há trincas no para-brisa. O problema, de fácil solução, pode se agravar no verão.

“Nessa época de viagens, as pedrinhas que voam em direção ao para-brisa e o choque térmico quando se liga o ar-condicionado do carro que ficou muito tempo exposto ao sol podem piorar a situação de um vidro que já tem trincas”, explica Daniel Capeloza, diretor de marketing da Carglass, fabricante de vidros.

Também antes de pegar a estrada, é aconselhável trocar o filtro do ar-condicionado. “Como o uso do ar é mais intenso no verão, preste atenção se há mau cheiro e se o sistema demora para funcionar. Pode ser acúmulo de matéria orgânica”, fala o gerente da micronAir, Carlos Matos.

Fonte: Estadão – Jornal do Carro

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MÁQUINA DO DIA – Chevrolet – Trailblazer

A Chevrolet do Brasil lança no Brasil a Trailblazer – SUV derivado da pick-up S-10, que vem para impor concorrência à Toyota Hilux SW4 – carro que reinou sozinho no segmento desde a aposentadoria da Blazer – predecessora deste lançamento.

A Chevrolet Trailblazer chega em versão única de acabamento LTZ, com duas opções de motores – gasolina V6 e Diesel – e uma única transmissão automática de seis marchas. Os preços são de R$ 145.450 para a versão 3.6 V6 a gasolina, e chegam a R$ 175.450 para o modelo 2.8 Diesel.

Os itens de série presentes na Trailblazer são: bancos de couro com ajustes elétricos, ar-condicionado digital com saídas para a parte de trás, airbags frontais e de cortina, rodas de alumínio aro 18, câmbio automático, ar-condicionado dual-zone, volante multi-funcional, freios com sistema anti-travamento ABS + EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controle de tração, assistente de partida em aclives, sensor de estacionamento, faróis de neblina, sistema de fixação de cadeiras infantis, entre outros itens.

A Chevrolet Trailblazer 2013 adota rodas de alumínio de aro 18 de série, e, no interior, a familiariadade com a S-10 fica evidente pela adoção do mesmo painel – com mais luxo e sofisticação.

A Chevrolet Trailblazer conta com um porta-malas pequeno de apenas 235 litros, podendo chegar a 878 litros com a terceira fileira rebatida.

Além disso, o interior da Trailblazer 2013 conta com equipamentos tecnológicos, como sistema de telefonia com conectividade Bluetooth, bancos dianteiros e retrovisores com ajustes elétricos, faróis com regulagem de altura, comando de ar-condicionado para a zona traseira.

Para quem precisa de espaço adicional, basta abaixar as duas fileiras de bancos traseiros e terá à disposição nada menos que 1.830 litros de capacidade volumétrica.

Apesar de não dispor de opcionais, a Chevrolet oferecerá, como acessórios, câmera de ré, central multimídia com telas de DVD nos bancos traseiros, faróis de xênon, entre outros itens.

O motor da versão Diesel é o mesmo usado na Pick-up, ou seja, 2.8 CTDI, de 180 cavalos, sendo que tanto nesta versão quanto na movida a gasolina, a tração é 4×4 com sensor digital.

O motor à gasolina é novo: 3.6 V6 com 239 cavalos.

Tratando-se de um carro de uso familiar, a Trailblazer tem um esquema de suspensão traseiro alterado, com sistema five link, com molas helicoidais.

Em termos dimensionais, a Chevrolet Trailblazer mede 4,88 metros de comprimento e apresenta um entre-eixos de 2,84 metros. Em termos comparativos, a Hilux SW4 apresenta-se com 4,70 metros de comprimento e 2,7 metros de distância entre-eixos.

Fonte: Carblog

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MAQUINA DO DIA | Nissan – Pathfinder

Renovando as suas gerações e com pensamento de produzir modelos mais atraentes aos seus clientes, o grande lançamento divulgado no ultimo mês de julho, foi para o Pathfinder2013, o novo SUV da Nissan que vem com pequenas diferenças em relação aos modelos antigos.

Com mudanças como a moldura da grade, e os vidros, a nova geração do Nissan Pathfinder vem com uma plataforma de uma das empresas de divisão de luxo da Nissan, a Infiniti, e vem com um torque de mais de quatro mil rpm, em um motor de 3.5, em 268 cavalos de potencia em seis válvulas.

Outra novidade para esta nova geração é a economia de quase 25% de consumo de combustível segundo a própria Nissan, devido a nova transmissão em CVT, com tecnologia dos melhores carros do mundo. O Carro deve ser lançado ainda este ano, mas a própria Nissan não divulgou mais sobre preços e versões para o novo SUV, mas ele já foi sucesso em dois salões, além de Detroit este ano, ano passado ele balançou a galera no Salão de Los Angeles, ano passado.

Fonte: Sempre tops

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MÁQUINA DO DIA | Opel – Mokka

O novo monovolume compacto da Opel chegará ao mercado nacional já em Janeiro do próximo ano, com preços que começam nos 21.720 euros. Disponível em dois níveis de equipamento (Cosmo e Cosmo+), o pequeno Mokka utilizará a plataforma do Corsa, e conta já com mais de 40 mil encomendas em toda a Europa.

Disponível em versões de duas ou quatro rodas motrizes, o Mokka mais acessível utilizará um 1.6 a gasolina com 115cv, estando ainda disponíveis um 1.4 Turbo de 140cv e o 1.7 turbodiesel de 130cv. O preço destes modelos começa nos 21.720 euros para a versão 4×2 com o 1.6 de 115cv, enquanto que o diesel mais barato custará 25.470 euros (4×2 1.7 CDTi de 130cv).

Fonte:Leak Auto

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MÁQUINA DO DIA | Citröen – C3 Picasso

Lançado em maio de 2011 no Brasil, o Citroën C3 Picasso acaba de ganhar suas primeiras alterações significativas. Na linha 2013, o monovolume recebe os motores 1.5 8v e 1.6 16v EC. De quebra, a minivan compacta passa a contar com mais itens de série e ganha sutis retoques visuais. Seus preços partem de R$ 45.600.

O maior destaque da dupla diz respeito aos propulsores. O 1.5 8v é uma versão aumentada do antigo 1.4 8v, agora gerando 89 cv com gasolina e 93 cv com etanol, contra os 80 e 82 cv, respectivamente, do antecessor. Já o 1.6 16v EC5 é o mesmo que estreou no 308. Ele dispensa o tanquinho de partida a frio (sistema FlexStart) e entrega 115/122 cv, contra os 110/115 cv. Este ainda conta com câmbio automático sequencial de quatro marchas como opção no modelo mais caro.

Esteticamente, a maior novidade é a oferta das rodas de liga leve modelo Oka, que estrearam no C3 2013. Já no interior, o quadro de instrumentos ganha nova iluminação, com ponteiros claros. As versões são GL, GLX Automático e Exclusive. A partir de agora, todas trazem airbag duplo e freios antitravamento (ABS), de série apenas no topo-de-linha no lançamento.

CITROËN C3 PICASSO 2013
- 1.5 8v GL – R$ 45.600
- 1.5 8v GLX – R$ 48.500
- 1.6 16v GLX AT – R$ 53.500
- 1.6 16v Exclusive – R$ 55.500
- 1.6 16v Exclusive AT – R$ 58.900

Fonte: All the Cars

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MÁQUINA DO DIA | Mercedes – Classe B

Pouco mais de um ano após sua estreia no Salão de Frankfurt, a segunda geração do Mercedes-Benz Classe B estreia no mercado brasileiro com novo visual, motor 1.6 turbo de 156 cavalos de potência e câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem. A versão B200 custa R$ 115.900 e a Sport, R$ 129.900. A montadora apresentou o carro oficialmente nesta quarta-feira (3), em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com a presença do CEO mundial da Mercedes, Dieter Zetsche. Ainda não foram divulgadas as diferenças, em termos visuais e de equipamentos, entre as versões do Classe B. O conjunto mecânico de ambas é o mesmo.

O novo Classe B tem 4,35 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,55 m de altura. O painel de instrumentos tem leitura fácil, o volante multifuncional tem três raios e os bancos são revestidos em couro. Ganham destaque os detalhes cromados, as saídas de ar inspiradas no superesportivo SLS AMG e a ampla tela do sistema de entretenimento, com serviço de navegação. Revelado ao mundo em agosto passado, o carro será um dos destaques da montadora no Salão de São Paulo, no fim do mês, ao lado do novo SL.

Fonte: Carro Novo

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MÁQUINA DO DIA | Honda – Fit

Este é o Honda Fit 2013. Logo depois do CR-V, a marca lança o modelo com uma leve reestilização, de aspecto mais esportivo, que o deixou alinhado com os demais mercados do mundo. Além do visual, Honda Fit 2013 teve a sua gama de versões reduzidas e preços reposicionados. Não houve alterações mecânicas, e agora os preços começam em R$ 51.800. Confira os detalhes em fotos e as impressões ao dirigir.

As mudanças do novo visual do Honda Fit 2013 estão mais evidentes na parte dianteira, a qual recebe um desenho mais agressivo do para-choque com entradas de ar maiores e traços mais proeminentes na parte inferior, nova grade frontal cromada (exceto na versão DX) enquanto os faróis receberam novo desenho com as extremidades arredondadas.

Na parte traseira apenas o pará-choques foi alterado com a criação de seções inferiores bem estreitas que simulam saídas de escape, e nas versões EX e EXL, traz o sensor de estacionamento de série.

O acabamento interno também não sofreu alterações, com exceção dos revestimentos dos bancos que ganham nova padronagem de tecidos.

A partir da versão LX, o Fit 2013 também traz rádio intregrado ao painel com entrada USB além das rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho.

Conjunto mecânico não muda

As opções de motor continuam as mesmas com os motores bicombustíveis, sendo o de entrada o 1.4 16v de 100/101 cv e o 1.5 16v de 115/116 cv. O câmbio pode ser manual ou automático de cinco velocidades, que passa a ter paddle-shifts no volante para as trocas manuais já na versão EX e não restrito à EXL como antes. Uma boa novidade é a ampliação da autonomia fruto do aumento da capacidade do tanque de combustível, o qual passa de 42 para 47 litros.

A Honda reposicionou a gama de versões, eliminando três opções oferecidas anteriormente. Das seis que compõem a linha 2013, apenas a LX manual teve aumento de R$ 795,00, mas o fato é compensado pela inclusão dos freios ABS e duplo airbag como item de série.

Veja os novos preços da linha Fit 2013 abaixo (entre parenteses os preços anteriores):

Fit DX Manual – R$ 51.800 (R$ 51.805)
Fit LX Manual, ABS e duplo airbag – R$ 55.700 (R$ 54.905)
Fit LX Automático, ABS e duplo airbag – R$ 58.900 (R$ 58.905)
Fit EX Manual, ABS e duplo airbag – R$ 62.120 (R$ 61.715)
Fit EX Automático, ABS e duplo airbag – R$ 65.720 (R$ 65.720)
Fit EXL Automático, ABS e duplo airbag – R$ 67.720 (R$ 71.720)

Fonte: Carplace

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